z

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Ana Nunes Silva

Ao longo da minha prática clínica tive oportunidade de trabalhar em diversos contextos, como a saúde mental, em particular com pessoas com perturbação de stress traumático, depressão e ansiedade, e os comportamentos aditivos, em particular com pessoas com problemas ligados ao consumo de álcool. Este trabalho decorreu tanto em contexto de ambulatório, como de internamento, quer fazendo aconselhamento, psicoterapia, intervenção na crise, avaliação psicológica ou grupos terapêuticos.

A par da prática clínica fui sempre estando ligada a projetos de investigação, dando alguma formação e participando em congressos e outros eventos científicos.

Acredito que o ser humano possui inúmeras capacidades. A palavra, a relação, o estar com o outro têm um enorme poder, e o sofrimento humano por vezes (sempre?…) revela-se numa oportunidade de desenvolvimento pessoal e autoconhecimento. Penso que evolução que vi, e vejo, nos pacientes que fui acompanhando ao longo dos últimos anos é prova disso.

Atualmente sou Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa onde leciono sobre comunicação em intervenção psicológica e conceptualização e intervenção de casos clínicos, supervisiono estágios académicos e profissionais (OPP) e oriento trabalhos de investigação.

Formação Académica e Profissional:
Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. (Nº 3013)

2009/2014 – Doutoramento em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FP-UL): Alexitimia, processos emocionais e psicoterapia. (Bolseira de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia)
2006/14 – Formação Pós-Graduada em Terapias Comportamentais e Cognitivas, especialização em adultos, pela Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva. 6 semestres de formação teórica, 224 horas de supervisão de casos clínicos e desenvolvimento pessoal (40 sessões de 3h).
2005 – Formadora, certificada pelo IEFP
2007/08 – Mestrado Integrado em Psicologia na secção de Psicologia Clínica e da Saúde – Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL).
2000/05 – Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia pela (FPCE-UL), na variante de Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental, Cognitiva e Sistémica.