z

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

CLIP - Clínica de Psicologia

CLIP #Educação

A CLIP Educação presta serviços na área de psicologia da educação, incluindo avaliação psicológica de crianças e jovens, aconselhamento educacional, aconselhamento vocacional e aconselhamento parental.

Aconselhamento Educacional

As nossas crianças e jovens merecem ter uma vida escolar feliz e bem-sucedida mas múltiplos fatores podem influenciar o seu desempenho e o seu bem-estar.

O aconselhamento educacional visa analisar esses fatores, tanto pessoais como contextuais, escolares ou familiares, e propor intervenções direcionadas aos mesmos. Alguns dos problemas em que podemos ajudar de forma especializada são a desmotivação, os problemas na aprendizagem, os problemas de comportamento, a ansiedade nas situações de avaliação, o bullying.

 

As dificuldades na leitura e escrita afetam um grande número de crianças e jovens e quase sempre trazem problemas escolares, um rendimento abaixo do esperado e insatisfação com a vida académica e, frequentemente reduzida crença nas competências pessoais. O aconselhamento educacional irá ajudar a perceber essas dificuldades, encontrar formas de treino de leitura e escrita mais eficazes e encontrar estratégias para uma escolaridade bem-sucedida.

Aconselhamento vocacional

Muitos jovens alunos do 9º e do 12º ano sentem a pressão de ter que decidir qual o rumo dos seus estudos e pensar num futuro profissional.

Muitas vezes sentem indecisão ou têm dúvidas. O aconselhamento vocacional é uma oportunidade de reflexão sobre si próprio para descobrir o sentido a dar às suas decisões de carreira. É um processo de evolução em termos de confiança em si e de competências de tomada de decisão.

 

Procurar essa ajuda é um investimento num percurso formativo escolar com significado e sucesso.

Aconselhamento parental

Considerando o desafio atual a que corresponde ser PAI ou MÃE, em modo individual ou em par, o aconselhamento parental consiste num recurso para compreender e lidar com o desenvolvimento sócio emocional das crianças e jovens do século 21:

Envolvimento e compromisso escolar, relacionamentos entre pares, relacionamentos com os adultos, relacionamentos nas redes sociais, podem ser alguns das situações em que uma boa estratégia educativa contribui para um desenvolvimento saudável. Venha refletir connosco. Para mais informações e para marcação de consulta contacte-nos.

Supervisão para psicólogos escolares/educacionais

O trabalho do/a psicólogo/a em contexto escolar é exigente, multifacetado, requer respostas específicas e um conjunto diversificado de saberes e competências, ao serviço do bem-estar e desenvolvimento dos alunos e das comunidades educativas.

A supervisão pretende dar resposta à necessidade de formação, num contexto colaborativo e de partilha entre pares, visando a qualidade da intervenção bem como o crescimento profissional e o bem-estar do/a próprio/a psicóloga/a. O modelo de referência é ecológico, prevendo intervenções multinível e as atribuições previstas no perfil dos Psicólogos da Educação, publicado pela OPP, abrangendo as áreas de aprendizagem, de bem-estar e de desenvolvimento vocacional.

 

Nas sessões de supervisão serão analisados os casos e os seus contextos, discutidas linhas de intervenção e abordados os modelos teóricos que as fundamentam, dando também relevo às questões éticas implícitas. Para mais informações sobre sessões de supervisão fale connosco.