z

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Avaliação Psicológica, o que é?

A Avaliação Psicológica é um método que permite analisar e avaliar, através da entrevista clínica e, se necessário, de um conjunto de provas psicológicas, o funcionamento psicológico da criança, adolescente ou adulto.

Usualmente são analisados o funcionamento cognitivo – memória, processamento de informação, atenção – funcionamento emocional e relacional. Não existe um número predefinido de sessões sendo que normalmente podem ser necessárias 4 a 6 sessões. Este trabalho culmina com a devolução final onde toda a informação é articulada.

A Avaliação Psicológica permite realizar um diagnóstico de funcionamento psicológico, estabelecer e definir objetivos clínicos adequados a cada indivíduo.

A avaliação psicológica serve para também para informar da competência do indivíduo para exercer determinado tipo de funções, nomeadamente uso ou porte de arma, condução ou para efeitos de reforma.